
O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (CEDECA-RO) é uma organização não governamental que, ao longo de 30 anos, tem se dedicado à promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em Rondônia. Suas principais áreas de atuação incluem o enfrentamento à violência sexual, a proteção de jovens em medidas socioeducativas e a garantia de direitos fundamentais.
Entre os momentos marcantes de sua trajetória, destaca-se a implementação do Projeto “Fazendo a Diferença”, que visa combater violações de direitos humanos de adolescentes em regime de internação. Além disso, o CEDECA-RO tem participado ativamente de campanhas nacionais, como a pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.
A entidade esteve por duas vezes na coordenação da ANCED, primeiro com a representante Denise Campos (in memorian) e depois com Vinicius Miguel, que para celebrar os 30 anos da instituição escreveu:

Dia 10 de dezembro. Uma data tomada de significados. É o dia da Declaração Universal de Direitos Humanos.
E, em 1994, era fundado o “Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos”, em Rondônia. Uma data que nenhum jornal vai divulgar, que nenhum acadêmico vai recordar, que nenhum político quer falar.
Nós vamos.
É uma das mais antigas organizações de ativismo de defesa de direitos, de assistência humanitária e enfrentamento às violências em funcionamento contínuo no Estado de Rondônia.
Fui capturado para essa militância por duas pessoas que hoje são anjos: Denise e Marto. Mestres incríveis no saber viver e no saber ousar!
Nas fotos, eles, nos nossos locais: não os palácios governamentais e o coffee break’s sofisticados… Não a soberba palaciana ou o glamour intelectual dos experts que ignoram as angústias do humano.
Nosso lugar são as ruas, na luta, no ativismo do dia a dia! É no território mais profundo do imaginário: o sonho!
O Centro de Defesa não é um lugar. É um sentimento. São lembranças. São memórias. É a esperança!
Marto vive!
Denise presente!
Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos, na luta!