A Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED), elegeu sua nova coordenação em Assembleia Ordinária, realizada no último dia 25. A gestão para o biênio 2025-2027 será composta pelo Coletivo de CEDECAS Rio de Janeiro, Ceará e Sapopemba (SP).

“Estar na coordenação da ANCED permite trocar experiências, ampliar ações e influenciar políticas públicas, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. Nosso trabalho, liderado por Lucélia Maria e Michelle Pabst, evidencia a importância de atuar nesses espaços de luta para defender direitos, denunciar violações e promover uma sociedade mais justa”, diz comunicado do CEDECA Sapopemba.

Na Assembleia foi aprovado o Relatório de Atividades 2024, que pode ser lido aqui. Já o Relatório de Atividades 2023 por ser lido aqui.

A ANCED reafirmou, em 2024, seu compromisso inabalável com a proteção e a promoção dos direitos de crianças e adolescentes em todo o Brasil. Impulsionada pela missão de contribuir para a implementação integral da Política de Garantia de Direitos, assegurando o acesso à justiça e a efetivação dos Direitos Humanos, a gestão que se encerra direcionou cada ação e iniciativa.

Apesar dos inúmeros desafios, a ANCED fortaleceu a formação política das equipes dos CEDECAs associados, expandiu sua participação nos debates de âmbitos nacional e internacional e intensificou seus esforços na defesa intransigente dos direitos humanos. Diante de obstáculos complexos, como a limitação de recursos e os retrocessos em políticas públicas, a Associação manteve-se firme no propósito de construir uma sociedade democrática e sustentável, onde os direitos de cada criança e adolescente sejam plenamente respeitados e garantidos.

Para a gestão 2025-2027, o desafio central será o de seguir robustecendo a ANCED como organização de referência na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Isso envolverá potencializar e reafirmar a proteção jurídico-social como metodologia essencial de atuação dos CEDECAs, além de dar maior visibilidade às boas práticas desenvolvidas pela Rede CEDECAS-ANCED tanto no cenário nacional quanto internacional.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *