Cedeca-Emaús atua na cidade de Belém, capital do Pará, defendendo os direitos humanos de crianças e adolescentes no Estado.
No dia 10 de dezembro de 1983, nasceu na cidade de Belém, capital do Pará,o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Emaús), o primeiro centro de defesa do Brasil e que inspirou a criação de mais de 30 centros em vários estados do Brasil. O Cedeca-Emaús surgiu a partir da necessidade de se ampliar os trabalhos desenvolvidos Movimento de Emaús, no qual atende atualmente mais de 2 mil crianças, adolescentes e seus familiares. A criação do Cedeca-Emaús proporcionou a defensa jurídica de crianças e adolescentes com direitos civis ameaçados no Estado, garantindo assim um atendimento adequado a esse público, com foco nos direitos humanos.
Ao logo desses anos, o Cedeca-Emaús vem cumprindo sua missão de lutar pela defesa e garantia dos direitos humanos da criança e do adolescente em situação de risco pessoal e social e de exclusão social na região Amazônica.
Desde 2008 o Cedeca-Emaús, que é filiado à Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced/ Seção DCI Brasil), compõem o Grupo de Trabalho de Intervenções Exemplares da Associação. No trabalho coletivo do GT de Intervenções Exemplares o Cedeca-Emaús confirma o esforço e dedicação que a sua equipe atua na caminhada da defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes do país.
É com orgulho que a Anced/Seção DCI parabeniza o Cedeca-Emaús pelo papel pioneiro que a instituição ocupa no estado do Pará. A sua dedicação e luta para continuar adiante o seu trabalho mesmo com os desafios do dia a dia serve de exemplo para todos nós que atua na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes no país.