A XIX Assembleia Geral Ordinária da Anced/Seção DCI Brasil – Associação Nacional dos Centros de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente/ Seção Brasil do Defense for Children International acontece entre os dias 10 a 12 de abril, em Brasília. Participam da atividade filiados à Anced de 22 Centros de Defesa, espalhados por 15 estados do país.

“Apesar das enormes dificuldades logísticas e financeiras necessárias para reunir Cedecas de praticamente todas as partes do país, as assembleias gerais da Anced tornaram-se, ao longo dos anos, um espaço privilegiado, propiciando debates de ideias e estratégias conjuntas de ações nacionais e internacionais na defesa e promoção de direitos”, destaca Pedro Pereira, membro da coordenação colegiada da Anced e do Cedeca Rio de Janeiro.

Um dos objetivos da Assembleia é a eleição da nova coordenação da Anced para o biênio 2015-2017. A programação inicia na sexta-feira, 10, às 14 horas, com abertura seguida pela composição da Comissão Eleitoral. Às 14h30 a programação segue com uma Análise de Conjuntura Internacional e Nacional apresentada por Wanderlino Nogueira, membro do Comitê dos Direitos da Criança da ONU, e Renato Roseno, deputado estadual do Ceará, respectivamente.

No sábado, 11, a programação da Assembleia inicia às 9 horas com as apresentações do Plano de Comunicação da Anced, Relatório Alternativo da ONU e Relatório de Atividades. No período da tarde, a programação se divide em dois momentos: apresentação do Plano Trienal da Anced e avaliação da participação da Associação em espaços de representação política.

Para Denise Campos membro da coordenação colegiada da Anced e do Cedeca Maria dos Anjos (RO), a Assembleia acontece num momento crítico da sociedade brasileira, com o avanço de setores conservadores que ameaçam direitos historicamente conquistados. “Neste contexto, a atuação da Anced, como sujeito político coletivo do campo das organizações de defesa dos direitos humanos, ganha extrema relevância, para mobilizar e fazer pressão social na defesa dos direitos de crianças e adolescentes”, destaca.

O último dia da Assembleia acontece no domingo, com uma apresentação do Relatório Financeiro 2014 e Parecer do Conselho Fiscal, seguida por uma discussão das estratégias de enfrentamento da Redução da Idade Penal e eleição da Coordenação Geral e do Conselho Fiscal.

Coordenação

A atual coordenação colegiada da Anced, que finaliza o mandato na Assembleia, é composta pelos Cedecas Maria dos Anjos (RO), Cedeca Glória de Ivone (TO) e Cedeca Rio de Janeiro (RJ).

“Estamos terminando um ciclo de gestão, onde seguramente foram empreendidos todos os esforços para promover, com  inovação e radicalidade, a proteção jurídico social dos direitos de crianças e adolescente, por meio de práticas éticas de mobilização e articulação, incidência política, controle social, produção do conhecimento, formação política e de comunicação e visibilidade”, reforça Mônica Brito, membro da coordenação colegiada da Anced e do Cedeca Glória de Ivone (TO).

Flávia Quirino/Ascom Anced/Seção DCI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *